Montar um Canal de Distribuição de Software de Gestão: Vantagens e Responsabilidades

montar-um-canal-de-distribuicao-de-software-de-gestao-vantagens-e-responsabilidadesHoje, muito se fala em empreendedorismo, startup, inovação, novas linhas de produtos, enfim, existe uma gama de oportunidades para quem tem tempo e recursos para  ter uma ideia, rascunhar a ideia, contextualizar um propósito, escrever um plano de negócios e, com isso, estar pronto partir para execução ou, melhor, no caso de um Sistema de Gestão, partir para a programação. Boa Sorte!
Agora, se você não se enquadra no cenário acima, ou seja, você se encontra com pouco tempo no dia a dia, seus recursos são valiosos demais para apostar em algo do zero e sua ansiedade de fazer algo novo está em alta, a dica que qualquer consultor ou amigo vai lhe dar será: monte um Canal de Distribuição.

Ser um Canal de Distribuição requer os mesmos desafios e habilidades para ser um empreendedor no mercado de tecnologia, porém, com algumas vantagens, como as descritas a seguir:

1. Credibilidade de uma marca já reconhecida no mercado

Um dos maiores desafios de lançar um Sistema de Gestão no mercado é o grande  investimento em marketing no produto e na marca para gerar uma base consistente de clientes fidelizados.
Representando uma marca já consolidada, o Canal de Distribuição desfruta de todo o investimento de marketing já realizado e de uma carteira de clientes fidelizados para futuras indicações. Lembrando que, segundo uma das teorias acadêmicas, uma indicação equivale a 50% do sucesso de uma venda.

2. Pesquisa e Desenvolvimento

A área de pesquisa e desenvolvimento constitui a maior parcela de investimento que uma empresa de software, por exemplo, Sistema de Gestão, despende, recordando que um Sistema, com o mínimo de funcionalidades necessárias, leva de 2 a 3 anos a ser desenvolvido e, em paralelo, outro grande esforço de um ERP é manter a legislação atualizada, de acordo com as exigências do governo.
Cabe à empresa de Sistema de Gestão manter o produto atualizado e também dar continuidade à evolução tecnológica e implementação de novas regras de negócios no produto. Ficando para o Canal de Distribuição apenas a responsabilidade de absorver, manter-se atualizado nas novidades e se capacitar.

3. Apoio em todo o processo

O processo de distribuição de um Sistema de Gestão necessita praticamente de 3 grandes competências e habilidades que são o processo de geração de demanda, capacidade de implantação e atendimento de suporte ao cliente.
Naturalmente, a empresa parceira detém experiência nos 3 processos e será de total interesse da mesma transferir toda a sua bagagem e conhecimento para o Canal de Distribuição para que o mesmo tenha independência e gere os resultados para si mesmo e, consequentemente, para a empresa parceira. Esta é uma das grandes vantagens de ser um Canal de Distribuição, pois recebe metodologias, procedimentos e padronizações prontas a serem reutilizadas.

4. Modelo de Negócio aderente à atualidade

Nosso mercado é afetado, constantemente, por fatores socioeconômicos e, principalmente, por mudanças estratégicas de grandes fornecedores de tecnologia.
Neste contexto, o Canal de Distribuição se favorece na antecipação e na agilidade de adaptação do modelo de negócio vindo da empresa parceira, que mantém profissionais pensando e estudando o mercado. Algo que um empreendedor individual levaria um tempo bem maior para reconhecer uma mudança e adaptar-se a mesma.

5. Ser parte integrante de um grande negócio
Toda empresa nasce para dar lucro e almeja o crescimento. Ao fazer parte de uma rede de Canais de Distribuição, você pode acelerar este processo.

Fique por dentro do que acontece no mundo do TI!