O Planejamento Estratégico e Diretor da TI como ferramenta básica de Governança e Gestão

Muito se fala em Governança Corporativa na TI como fator de alinhamento entre as expectativas do Negócio e a área em questão. É sempre bom relembrar os princípios de Governança Corporativa, que são: atender aos objetivos de negócio da Organização,  equilibrar os interesses dos StakeHolders , melhorar continuamente o desempenho da Organização, dar transparência e facilidade ao acesso de informações sobre a empresa, otimizar a  entrega de serviços e produtos e melhorar a gestão dos processos, cujo objetivo comum é atingir as metas da Organização, maximizando a sua lucratividade.

A Governança de TI espelha a Governança Corporativa no equilíbrio  da estrutura de relacionamentos e Processos, para dirigir e controlar esse setor da empresa, dando suporte às metas da organização e maximizando a aderência às Estratégias do Negócio. Está centrada na identificação dos processos que compõem a área de TI e nos indicadores de desempenho de seus resultados e ações como suporte para o negócio.

O Planejamento Estratégico e Diretor da TI, também conhecido como PETI /PDTI, é a ferramenta básica para que a TI traduza todas as expectativas do Negócio e metas da Organização para as suas estratégias e ações e priorize os seus investimentos, de acordo com as necessidades do Negócio. O PETI/PDTI precisa ser dinâmico e evolutivo e só terá êxito se considerar de forma muito especial as pessoas que o fazem e aquelas às quais está dirigido o plano.

Os crescentes problemas trazidos pela falta de Planejamento Estratégico no uso dos recursos da Tecnologia da Informação acabam levando, na sua grande maioria, à dispersão das ações e recursos, duplicação de esforços na realização das atividades dos seus processos e priorização das emergências em detrimento do que é realmente importante para o negócio.

Desenvolver, implantar e gerenciar o Planejamento Estratégico e Diretor da TI, visto por muitos “CIOs” como mera “formalidade e perda de tempo”, é o instrumento de Governança Corporativa mais importante para a Demonstração do Valor da TI no alcance dos Resultados do Negócio. Se você quer ser uma TI de primeira grandeza, não deixe de fazê-lo e trabalhar com ele!

Walfrido Brito Pinheiro. MSc.
Consultor Especialista em Estratégia e Governança de TIC
Diretor de Planejamento Estratégico da Assespro-SP.

E-mail: wbritop@bi-it.com.br

Fique por dentro do que acontece no mundo do TI!