Saiba o que é o Ransomware Wanna Cry que está afetando o mundo inteiro desde a última sexta-feira dia 12 e como se proteger

Início/ÚLTIMAS NOTÍCIAS/Artigos/Saiba o que é o Ransomware Wanna Cry que está afetando o mundo inteiro desde a última sexta-feira dia 12 e como se proteger

Saiba o que é o Ransomware Wanna Cry que está afetando o mundo inteiro desde a última sexta-feira dia 12 e como se proteger

Ransomware é um tipo de vírus “malware” que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra uma valor para o resgate dos dados e para que o acesso possa ser restabelecido.

Na última sexta-feira dia 12 de maio, uma série de ataques foram feitas no mundo todo por um ransomware chamado WannaCry, que “sequestrou” máquinas e forçou empresas a pararem o funcionamento, prevenindo novos ataques.

O malware Wannacry se baseou em uma vulnerabilidade no Windows da Microsoft que havia sido descoberta pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), essa foi apenas uma das informações que vazaram da NSA graças a um grupo de hackers chamado Shadow Brokers.

A Microsoft já havia lançado uma atualização para todas as versões ainda suportadas do sistema, mas o ataque se proliferou pelo fato de que muitas pessoas e empresas preferem não realizar updates automaticamente. O ataque que iniciou nessa última sexta-feira dia 12, causou um impacto tão pesado que forçou a Microsoft a lançar correções para algumas versões ultrapassadas do Windows.

No entanto um pesquisador de segurança que comanda o site MalwareTech, encontrou uma forma de interromper o avanço do ransomware. Mas, segundo ele é uma solução temporária, é importante que todos os computadores vulneráveis atualizem seus sistemas o mais rápido possível.

Os especialistas da área dizem que há algumas formas de se proteger desse tipo de ataque, manter os antivírus ativos,  realizar backups periódicos em HD externo sem acesso a internet e manter os sistemas sempre atualizados.

By | 2017-06-09T15:44:55+00:00 maio 13th, 2017|Artigos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário