Como a gestão de projetos melhora os resultados das empresas de TI

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Como a gestão de projetos melhora os resultados das empresas de TI

 

Pare um pouco e pense: quantos projetos você já gerenciou em sua vida? Se você respondeu “nenhum” ou “poucos”, talvez precise avaliar melhor, pois certamente foram vários. Se você já reformou uma casa, organizou uma festa ou fez algo parecido, mesmo sem saber teve contato com a gestão de projetos.

Segundo o PMI (Project Management Institute), um projeto é um esforço temporário para produzir um produto, serviço ou resultado único. Em uma empresa, comprar uma máquina nova para uma fábrica ou contratar um novo executivo, por exemplo, são tarefas que podem ser encaradas como projetos.

A gestão de projetos ganhou força após a década de 80, quando as empresas começaram a perceber que o dia a dia corporativo é repleto de projetos. Com a competitividade no ambiente de negócios cada vez maior, as corporações passaram a necessitar de mais equilíbrio entre o planejamento e a execução.

Hoje, o gerenciamento de projetos é importante para as organizações de todos os portes e segmentos. Você sabe como essa ferramenta pode alavancar os resultados das empresas de TI? Confira abaixo:

Definição de processos mais eficazes

Um dos ganhos mais significativos na adoção da gestão de projetos é a criação de rotinas e processos bem desenhados. Com uma metodologia única de trabalho é possível obter níveis maiores de produtividade, facilitar o monitoramento dos indicadores de desempenho e liberar tempo para que as equipes atuem de maneira mais estratégica.

Os resultados positivos são consequência dessa otimização. O cotidiano da empresa fica menos penoso e as pessoas ganham destreza e qualidade em suas tarefas.

Economia de recursos

Em tempos em que é essencial fazer mais com menos, o gerenciamento de projetos pode oferecer alternativas interessantes para diminuir o uso de recursos como um todo, sejam eles financeiros, estruturais ou humanos. Com um orçamento mais enxuto, o retorno sobre o investimento é maior, assim como a satisfação do patrocinador do projeto.

Redução de riscos

Todo projeto possui seus riscos inerentes, mas um bom gerenciamento é capaz de reduzir as ameaças. As falhas nos processos são mais facilmente identificadas, assim como as não-conformidades e outras situações que poderiam comprometer o sucesso da iniciativa.

Um outro ponto é que a equipe envolvida passa a atuar de forma proativa e fica mais apta a prevenir possíveis problemas e a encontrar soluções adequadas que minimizem os impactos negativos.

Engajamento das equipes

Aqui, a palavra-chave é “propósito”. Um time preocupado com a qualidade do projeto desenvolve um maior senso de responsabilidade e pertencimento. Todos se sentem participantes, trabalham com mais foco e energia e se esforçam para alcançar os melhores resultados possíveis.

Satisfação do cliente

E por último, mas não menos importante, o bom gerenciamento de projeto culmina com a satisfação do cliente. Se os prazos e custos são respeitados e o resultado do trabalho alcança a qualidade desejada, a missão de sua empresa foi cumprida e é possível que seu cliente tenha as expectativas superadas.

Concluindo, mostramos que a gestão de projetos é uma poderosa opção para otimizar os processos das empresas e, em especial, às voltadas ao segmento da tecnologia. Investir em uma metodologia como essa indica profissionalismo e comprometimento com os resultados de seu cliente.

By | 2017-06-09T17:44:33+00:00 junho 9th, 2017|Artigos|0 Comentários

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