Indicadores de desempenho: o que são e por que usá-los?

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Indicadores de desempenho: o que são e por que usá-los?

Indicadores de desempenho

A era da informação trouxe muita competitividade para o mundo corporativo. No ritmo acelerado de hoje, as organizações que querem se destacar precisam conhecer seus resultados de forma precisa para fazer transformações rápidas. Você sabia que os indicadores de desempenho podem colaborar nessa missão?

O primeiro ponto que devemos considerar é que uma empresa que não sabe precisamente o que quer, não analisa o que faz e não sabe como medir os resultados está ameaçada pela concorrência. É aqui que os indicadores de desempenho exercem sua função principal. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe conosco!

O que são indicadores de desempenho

Peter Drucker, o pai da Administração moderna, já dizia que se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo.

Os indicadores de desempenho ou KPIs (key performance indicators), em inglês, são instrumentos de gestão que permitem avaliar de forma contínua a posição e evolução de determinada atividade empresarial. Grande parte deles está relacionada à qualidade dos processos, mas há também os que medem prazo, quantidade e outras métricas corporativas. Basicamente, podemos determinar 3 tipos de indicadores:

  • Indicadores de gestão: medem o desempenho de cada área da empresa e devem ser controlados pelos gestores de cada área.
  • Indicadores estratégicos: acompanham os objetivos globais (financeiros, processos, clientes, projetos, entre outros) do negócio. Devem ser acompanhados pela gestão de alto escalão.
  • Indicadores operacionais: representam o desempenho dos processos, projetos e negócios. Estão sob responsabilidade das áreas de suporte ou outro departamento específico.

Para que servem os KPIs

Os indicadores de desempenho funcionam como uma espécie de painel de controle de uma empresa. Eles permitem acompanhar, avaliar, sugerir, interferir ou mudar o rumo de um processo ou conjunto de atividades, visando atingir determinado objetivo.

Os KPIs precisam ser bem elaborados, mensuráveis e atingíveis pelos envolvidos. Podem determinar metas mensais, trimestrais, semestrais ou até anuais, por exemplo, e devem estar vinculados ao planejamento empresarial.

Como implementar e usar os indicadores

De forma resumida, o processo de criação dos indicadores de desempenho envolve as seguintes etapas:

Identificação de processos chave – em ordem de importância, liste todos os processos-chave de sua empresa e faça uma pequena descrição de cada um deles.

Definição dos tipo de indicadores – com base nos 3 tipos de KPIs já citados (de gestão, estratégicos ou operacionais), classifique cada processo identificado em sua empresa. Exemplo: faturamento bruto pode ser alocado como um indicador estratégico.

Definição das métricas para cálculo – agora que você já tem os indicadores definidos, pense em cada um deles e determine uma escala numérica que traduza o impacto para o negócio. Conforme o grau de importância, decida se a escala será de 1 a 5 ou de 1 a 10, por exemplo.

Identificação das metas – nesta etapa, a tarefa é definir a meta de cada indicador. Determine também o prazo para o alcance de cada objetivo.

Elaboração do relatório final – no fim do período, elabore um relatório de análise de cada KPI. Compartilhe os resultados com a equipe e promova uma troca de ideias para levantamento das conquistas e identificação dos pontos de melhoria para o próximo exercício.

Como vimos, os indicadores de desempenho são instrumentos de gestão muito interessantes para empresas de todos os tipos e tamanhos. São eles que identificam falhas, determinam os rumos e fornecem informações valiosas para a tomada de decisão. Você já os usa em sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco no espaço de comentários abaixo!

By | 2017-07-04T12:03:37+00:00 julho 4th, 2017|Artigos|0 Comentários

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