Business intelligence: o que é e quais os seus benefícios?

Início/ÚLTIMAS NOTÍCIAS/Artigos/Business intelligence: o que é e quais os seus benefícios?

Business intelligence: o que é e quais os seus benefícios?

Hoje, o mundo dos negócios lida com uma quantidade imensa de informações. Saber lidar com todas as variáveis, entender os dados e conseguir cruzá-los e analisá-los pode ser um grande diferencial para qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento de atuação. Você sabia que o business intelligence tem tudo a ver com esse assunto?

O business intelligence ou BI é um termo muito comum no universo corporativo dos últimos anos. De forma bem resumida, seu objetivo é ajudar a organizar e a usar de forma inteligente todo o mar de informações obtidas, a fim de gerar resultados positivos.

O BI é um conceito em si, mas sua aplicação tem bastante relação com os softwares analíticos, capazes de integrar informações de fontes diferentes em uma plataforma única. Essas ferramentas extraem dados dos sistemas como ERPs (sistemas de gestão empresarial) e CRMs (sistemas de gestão de relacionamento com o cliente), por exemplo.

Você sabe como o business intelligence pode alavancar os resultados de sua empresa? Conhece os benefícios desse instrumento de trabalho? Acompanhe conosco!

Auxílio na tomada de decisões

O gestor que toma decisões com base em informações sólidas e embasadas em diversas variáveis externas obtém resultados mais positivos. Isso porque o BI foge das intuições e trabalha com relações de causa e efeito que envolvem dados macroeconômicos, informações de mercado e características da concorrência.

Conhecimento dos processos

Ao analisar dados que vão desde o nível operacional até os mais estratégicos, o business intelligence possibilita a revisão dos processos internos da empresa. Essa “lição de casa”, por sua vez, oferece uma visão mais analítica do dia a dia da organização, auxiliando na eliminação de etapas redundantes e na identificação de outros erros que comprometem a produtividade como um todo.

Avaliação da performance

O uso de uma solução de BI traz para a sua empresa um novo panorama para análise, já que ela integra os processos internos tais como número de clientes, índice de crescimento e situação financeira. Esses dados de performance podem também ser mesclados com os relacionados à produtividade, obtendo-se assim uma avaliação mais precisa da atuação de cada colaborador.

Agilidade na análise de dados

E como se não bastasse todos os benefícios já mencionados, o business intelligence possibilita a geração de informações em alta velocidade. Essa vantagem é possível graças à tecnologia de ponta e à grande capacidade de armazenamento e tratamento de dados que o BI é capaz de proporcionar. Em um mundo que precisa de decisões cada vez mais rápidas, essa característica é essencial para a empresa que busca se destacar da concorrência.

E então? Gostou de saber um pouco sobre o business intelligence e como ele pode participar positivamente na gestão de sua empresa? Tem alguma dúvida ou deseja compartilhar sua experiência conosco? Aproveite o espaço de comentários abaixo!

By | 2017-07-18T14:48:41+00:00 julho 18th, 2017|Artigos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário