6 Dicas de Fidelização de Clientes para Empresas de Tecnologia

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6 Dicas de Fidelização de Clientes para Empresas de Tecnologia

Você já deve ter ouvido falar que conquistar um novo comprador custa mais caro do que mantê-lo e que, por isso, vale a pena investir na fidelização de clientes. A experiência nos mostra também que os consumidores antigos e satisfeitos formam um exército de porta-vozes positivos para a marca, promovendo uma boa imagem e atraindo novas pessoas.

Por outro lado, na era das redes sociais, quando tudo pode ser compartilhado com apenas alguns toques e cliques, as experiências negativas não ficam restritas a um pequeno círculo de pessoas. Por isso, é muito importante que sua empresa proporcione a satisfação do cliente.

No segmento de tecnologia, a fidelização de clientes é um processo contínuo, que não se encerra ao final da compra. Isso porque muitas empresas dessa área trabalham com receita recorrente, um formato que exige a manutenção constante do relacionamento. Vamos saber mais sobre esse assunto? Veja abaixo algumas dicas para encantar os compradores.

  1. Conheça seu público

Invista um tempo para conhecer o seu público-alvo. Tenha em mente que é muito importante entender os anseios, hábitos e desejos do seu cliente, pois só assim é possível ofertar algo que o complete e faça diferença em sua vida.

Descubra quem são seus compradores em potencial, onde estão, o que buscam e o que esperam quando adquirem o seu produto ou serviço. Adotar essa tática é essencial no processo de fidelização.

  1. Capriche no atendimento

Prestar um bom atendimento é primordial se você deseja encantar clientes. Isso fica ainda mais evidente quando percebemos que os produtos e serviços podem ser facilmente copiados, o que já é mais difícil de acontecer com o atendimento.

O segredo para o sucesso nesse quesito é atender o cliente como ele gostaria de ser atendido. E como fazer isso? Investindo em uma boa equipe de vendas, focada e sensível às respostas do cliente, que saiba ouvir e se colocar na posição de quem está comprando.

  1. Ofereça uma entrega impecável

A entrega é um ponto delicado nas empresas de tecnologia, já que existem muitos processos envolvidos entre a compra do produto ou serviço e o uso pelo cliente final. Para fidelizar é necessário entregar o combinado, dentro do prazo prometido. É preciso superar as expectativas e criar a motivação para que o comprador fale bem e indique sua empresa para os amigos.

Uma vez que o projeto seja concluído, lembre-se também de estar presente em momentos futuros. Entre em contato sempre que possível, pergunte se a experiência tem sido boa e esteja aberto a sugestões. Mostre para o seu cliente que sua empresa entrega valor e não apenas um produto.

  1. Crie vínculos

No tópico anterior falamos sobre a importância de se manter contato com os clientes e essa dica nos leva a outra igualmente interessante para a fidelização de clientes: estabelecer vínculos.

Criar uma relação de proximidade com o cliente significa mostrar que a empresa está sempre aberta tanto a sugestões quanto a reclamações. Implica também em uma equipe com vendedores presentes em ambiente físico e virtual, aptos a perguntar se a experiência com o produto ou serviço tem sido satisfatória e dispostos a fazer com o que cliente tenha sua participação valorizada.

  1. Cative o cliente

Uma vez que você tenha definido o público ideal, criado o produto adequado para ele e já esteja certo de que sua entrega e seu atendimento apresentam diferenciais, é chegada a hora de cativar ainda mais o cliente.

Uma boa forma para se atingir esse objetivo é fortalecer o relacionamento. As ações com este intuito podem ser bem variadas, incluindo a produção de brindes especiais, o envio de mensagens personalizadas de aniversário, a oferta de recursos exclusivos e outras iniciativas que façam sentido para o seu cliente.

Vale lembrar que a tecnologia disponibiliza várias ferramentas para otimizar o relacionamento com o cliente, tais como as redes sociais e o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo.

  1. Invista em profissionais

Para finalizar nossa série de dicas, veja que nada do que foi dito pode ser executado com sucesso se sua empresa não tiver bons profissionais. Por isso, invista tempo e recursos na qualificação de suas equipes. Pessoas bem preparadas lidam melhor com adversidades e transmitem uma imagem mais confiável para seus clientes.

Viu como a fidelização de clientes pode fazer a diferença em seus negócios? Quer saber  mais sobre gestão empresarial? Aproveite para ler nosso artigo sobre indicadores de desempenho. Temos outras dicas bem interessantes por lá!

By | 2017-08-04T11:46:36+00:00 agosto 4th, 2017|Artigos|0 Comentários

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