Crowdsourcing: como este recurso pode trazer resultados para sua empresa? - Assespro - SP

Crowdsourcing: como este recurso pode trazer resultados para sua empresa?

Início/ÚLTIMAS NOTÍCIAS/Artigos/Crowdsourcing: como este recurso pode trazer resultados para sua empresa?

Crowdsourcing: como este recurso pode trazer resultados para sua empresa?

Já não é novidade o fato de que a tecnologia mudou muito a forma de se fazer negócios. Diversos produtos e serviços disponíveis hoje eram inexistentes em um passado não tão distante e o que parecia fruto da criatividade de alguns passou a fazer parte do cotidiano de qualquer pessoa conectada à Internet.

Várias dessas inovações tecnológicas de hoje nasceram da união de múltiplas mentes pensando em um objetivo comum, em um conceito conhecido como crowdsourcing. Você sabia que esse processo pode alavancar os resultados de sua empresa? Vamos saber mais a respeito? Acompanhe o nosso artigo a seguir.

O que é crowdsourcing?

O crowdsourcing parte do princípio de que muitas cabeças pensam melhor do que apenas uma. A palavra, de origem na língua inglesa, é uma junção de crowd (multidão) e outsourcing (terceirização).

Na prática, o crowdsourcing é um processo colaborativo que aproveita as habilidades e o talento individual para construir novas ideias, com custo reduzido. Os resultados são maximizados porque a empresa seleciona e contrata pontualmente o profissional específico para dar vida ao projeto.

O mundo corporativo está repleto de trabalhos baseados no crowdsourcing e mesmo as grandes empresas, que possuem modernos centros de pesquisa e um orçamento considerável voltado à inovação, algumas vezes preferem apostar nesse conceito. O que vale é dar espaço para novas ideias!

A poderosa multinacional Unilever, por exemplo, lança desafios que vão além de seus laboratórios e já bancou projetos relacionados ao armazenamento de energia renovável, redução dos níveis de sódio em alimentos, criação de novos produtos e combate a vírus.

Outro grande modelo clássico inspirado no crowdsourcing é o Waze, aplicativo que permite aos usuários o compartilhamento de informações sobre trânsito. É uma comunidade que se ajuda continuamente, sempre em prol do bem comum.

Como o crowdsourcing pode ajudar a minha empresa?

Após entender o que é crowdsourcing, talvez você se pergunte: como esse processo pode fazer a diferença em meu negócio? Confira alguns pontos:

  • Auxiliar o gestor a resolver tanto questões internas quanto externas da empresa, gerando conhecimento e resultados de qualidade com baixíssimo custo;
  • Solucionar problemas a partir de qualquer local do mundo, de forma rápida, uma vez que a Internet corta barreiras geográficas;
  • Possibilitar a divulgação de produtos e serviços novos a um grupo específico de clientes, promovendo a fidelização do público-alvo;
  • Facilitar o processo de inovação constante, com a participação de profissionais especializados e contratados diretamente em plataformas online.

Como vimos, o crowdsourcing pode contribuir de forma significativa para o crescimento das empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação. As áreas que mais se utilizam dessa ferramenta são Marketing e Vendas (branding), Desenvolvimento de Produtos (feedback de usabilidade) e TI (programação e avaliação de softwares), mas é importante observar que essa ferramenta pode ser aplicada em qualquer departamento, sem restrições.

E, para finalizar, já que falamos sobre inovação, que tal curtir a nossa página do Facebook? Temos sempre muitas novidades por lá!

By | 2017-09-05T10:53:57+00:00 agosto 22nd, 2017|Artigos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário