O que é Intraempreendedorismo? Como pode transformar as empresas?

O que é intraempreendedorismo e como ele pode transformar sua empresa?

Início/ÚLTIMAS NOTÍCIAS/Artigos/O que é intraempreendedorismo e como ele pode transformar sua empresa?

O que é intraempreendedorismo e como ele pode transformar sua empresa?

O que é intraempreendedorismo? E porque ele é uma excelente saída para que a sua empresa se destaque perante a concorrência. Talvez, essa afirmação possa até parecer equivocada ou simplista demais, mas o fato é que os tempos mudaram e, com eles, novos perfis de clientes surgiram…obrigando as empresas a desenvolver novos modelos de trabalho.

Neste artigo nos aprofundamos no perfil do colaborador intraempreendedor e em como ele pode, de fato, ajudar a sua empresa a se destacar e obter resultados cada vez melhores.

Acompanhe!

O que é o intraempreendedorismo?

Um intraempreendedor, em poucas palavras, é um colaborador com perfil de empreendedor, entretanto, que utiliza suas características dentro de um perfil colaborativo no ambiente corporativo.

Apenas para esclarecer, o empreendedor é aquela pessoa que realiza um projeto empresarial com ou sem a parceria de terceiros. Em geral, são pessoas que possuem a capacidade de identificar as oportunidades e de realizar o que, aparentemente, ninguém quer ou consegue fazer. Desta forma, o empreendedor cria negócios que visam exatamente essas oportunidades, que em geral, giram em torno de problemas e suas soluções.

Já o intraempreendedor, possui a mesma visão de oportunidades e soluções, entretanto, suas habilidades são focadas dentro dos limites de uma empresa e, em geral, possui um perfil que opta por trabalhar em conjunto com outras pessoas.

Em poucas palavras, o empreendedor cria um negócio novo e o coloca em funcionamento. O intraempreendedor cria novos caminhos e soluções para um negócio que já esteja em funcionamento.

Quais as vantagens de contar com este perfil de colaborador?

Bem, mas tendo em vista que dentro do intraempreendedorismo vemos o perfil empreendedor, por que seria uma vantagem para uma empresa contar com colaboradores como estes? Quais as garantias da empresa de que este colaborador não vai largar tudo para empreender?

A resposta é mais simples do que se imagina: o intraempreendedor não tem o perfil de se arriscar como empreendedor. Aliás, para este tipo de colaborador, ter um bom salário, colocar seu nome como referência dentro da organização, ganhar respeito e confiança, além de encontrar as soluções das quais a empresa precisa é tão importante quanto seria ter seu próprio negócio.

Aliás, o intraempreendedor oferece uma série de benefícios à empresa justamente pelo seu perfil de protagonismo dentro do âmbito corporativo.

Em geral, são líderes natos e que possuem uma incrível capacidade de inovação e responsabilidade. Além disso, possui uma série de outras características que fazem com que a empresa possa se transformar através do trabalho do intraempreendedor. Veja:

  •         Criativo e inovador;
  •         Ampla visão do negócio como um todo;
  •         Capacidade de planejar e acompanhar as ações;
  •         Possui boa comunicação com múltiplas frentes;
  •         Proativo;
  •         Autoconfiante;
  •         Dedicado;
  •         Possui boa capacidade de realocação de recursos;
  •         Múltiplas habilidades.

Como ter um ambiente que estimule o intraempreendedorismo?

Mas, de nada adianta entender a necessidade de contar com o intraempreendedorismo sem oferecer o ambiente certo para isso. Aliás, conquistar colaboradores deste tipo requer uma certa mudança de cultura e alguns esforços por parte da empresa.

Em geral, para estimular o intraempreendedorismo dentro da sua empresa é fundamental contar com um ambiente que estimule esse perfil, claro, sempre conciliando com os interesses da própria empresa.

É muito importante ressaltar que as estruturas tradicionais de hierarquia podem sufocar as características do intraempreendedor, transformando-o em um colaborador “comum” e sem a capacidade de inovar ou até causando a sua saída da empresa.

Sendo assim, é indispensável que exista um ambiente onde a flexibilidade e o incentivo à capacidade de criação dos colaboradores seja constante. Além disso, a diretoria precisa estar alinhada à essa cultura, tendo a ciência de que nem tudo vai dar sempre certo, mas que o intraempreendedor estará tão insatisfeito quanto a própria diretoria.

Como pudemos perceber, o colaborador com perfil de intraempreendedorismo é muito completo e eficiente, entretanto, ele precisa de autonomia para desempenhar o melhor de suas características. Sendo assim, se a sua empresa deseja se destacar e está pronta para exercer essa confiança em um colaborador, vale a contratação de um intraempreendedor.

By | 2017-10-26T10:57:09+00:00 setembro 5th, 2017|Artigos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário