Como alcançar a excelência e alavancar os negócios

Como alcançar a excelência operacional e alavancar os negócios

Início/ÚLTIMAS NOTÍCIAS/Artigos/Como alcançar a excelência operacional e alavancar os negócios

Como alcançar a excelência operacional e alavancar os negócios

Crescer de forma sadia e sustentável e alavancar os negócios é o desejo de dez em cada dez empresas no Brasil. Hoje, mais do que nunca, o ambiente competitivo do mundo dos negócios exige que, para que esse objetivo seja atingido, as empresas invistam na busca da excelência operacional.

É certo dizer que a excelência operacional não se alcança de uma hora para a outra, sendo necessário muito empenho e dedicação para alavancar os negócios. Por outro lado, esse conceito traz muitos benefícios para a empresa e está totalmente ligado à satisfação do cliente de uma forma bem ampla.

A excelência operacional é um compromisso contínuo que envolve operação, avaliação, realização, planejamento, desenvolvimento, implementação e melhora dos indicadores da organização. Para o cliente, esse processo se traduz em uma maior percepção de valor, seja ele por meio do preço, qualidade ou prazo de entrega.

Vamos estudar mais a respeito desse assunto? Acompanhe abaixo e veja como sua empresa pode crescer com a excelência operacional.

Estude a empresa e o mercado

O primeiro passo em busca da excelência operacional pede uma profunda análise dos ambientes internos e externos da organização. Afinal, só é possível identificar gargalos, promover mudanças para alavancar os negócios se soubermos onde estão os problemas.

Faça um diagnóstico da sua empresa. Liste seus pontos fortes e fracos. Avalie todos os processos, mesmo os já consolidados, e não tenha receio em mudá-los. Encontre as soluções para as questões e lembre-se também das oportunidades que podem surgir durante este estudo. Coloque tudo em prática!

É importante também que a empresa esteja atenta aos movimentos da concorrência, acompanhe as mudanças na economia e fique a par do mercado e das tecnologias disponíveis. Todos esses fatores influenciam na prosperidade do negócio.

Estabeleça metas e objetivos

Uma vez feita a análise inicial da empresa, é chegado o momento de se definir metas e objetivos. Para chegar lá, é claro, você precisa saber aonde quer ir e estar disposto a atender algumas exigências.

Estabeleça metas bem alinhadas com as propostas a serem desenvolvidas e que também sejam viáveis para a sua empresa. Estipule prazos a médio e longo prazo e acompanhe os resultados constantemente.

Gerencie os processos

O gerenciamento dos processos é o combustível que alimenta a busca pela excelência operacional e para alavancar os negócios. É com ele que nascem quase todas as melhorias.

A rotina de gestão envolve a documentação, automatização e otimização dos processos organizacionais. Ela é importante para se detectar desvios e minimizar os gastos.

Para monitorar seus resultados e poder verificar se tudo está saindo como o planejado, defina métricas e acompanhe os indicadores periodicamente. Se algo fugir do esperado, aja rapidamente para contornar possíveis prejuízos.

Invista nas pessoas e na comunicação

Para o sucesso de qualquer estratégia, os profissionais precisam estar envolvidos no processo e não apenas submetidos a ele. Na busca pela excelência operacional, essa dica também é válida.

Os objetivos de melhoria da empresa precisam estar alinhados à atitude e à mentalidade de todos os colaboradores. Por isso, invista no treinamento das equipes e na comunicação eficaz e acessível a todos. Tenha a tecnologia como uma aliada durante todo esse processo. Erros, reclamações e retrabalhos tendem a diminuir, o que significa redução no custo operacional.

Avalie sempre

Mesmo que sua empresa tenha passado por todas as etapas, o trabalho ainda não está finalizado e os desafios permanecem. Se considerarmos que a excelência operacional não é o objetivo estratégico em si, mas o meio pelo qual este será alcançado, precisamos realizar o monitoramento constante.

Acompanhar os resultados de perto é a melhor maneira para minimizar os riscos e ganhar agilidade na solução dos problemas. Além disso, tenha em mente também que é importante checar se as prioridades definidas ainda são válidas ou se necessitam de adequações.

O processo de melhoria deve ser contínuo. Uma vez alcançada a desejada excelência operacional, a missão de sua empresa passa a ser melhorá-la.

Quer saber mais sobre como alavancar o crescimento de sua empresa? Aproveite e leia nosso artigo sobre indicadores de desempenho. Até a próxima!

By | 2017-11-09T13:31:05+00:00 outubro 26th, 2017|Artigos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário