B4B (Business for Business): entenda o novo modelo de negócios em TI

B4B (business for business): entenda o novo modelo de negócios em TI

Início/ÚLTIMAS NOTÍCIAS/Artigos/B4B (business for business): entenda o novo modelo de negócios em TI

B4B (business for business): entenda o novo modelo de negócios em TI

Ter um bom relacionamento com os fornecedores é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, não é mesmo?

Hoje, no segmento de tecnologia, já não basta mais ser um bom parceiro e vender um produto ou serviço sem avaliar se a solução irá, de fato, ajudar a resolver o problema do comprador.  Agora, o “como” é mais importante do que o “o que”.

Você sabia que essa ideia tem tudo a ver com o conceito de B4B (business for business)? Você já ouviu algo a respeito? Siga abaixo e confira!

O que é B4B?

Você já deve conhecer o B2B, ou business to business. De forma bem simples, esta é a denominação do comércio estabelecido de empresa para empresa.

O “2” do B2B indica para quem a ação é direcionada e está muito ligado apenas à relação de compra e venda corporativa. Já o B4B, considerado uma evolução do próprio B2B, tem no “4” uma referência a “for”, usado para explicar o motivo de uma ação, o porquê de algo ser feito de uma forma e não de outra.

Com o B4B, os fornecedores deixam de pensar apenas no número de vendas e começam a trabalhar com foco no sucesso do cliente. A parceria comercial é levada a um novo patamar, voltada de objetivos de negócios para objetivos de negócios, com a possibilidade de bons resultados para os envolvidos.

Como o B4B funciona?

Agora que você sabe o que é o B4B, talvez pense ser uma boa estratégia orientar sua empresa para esse modelo de negócio.

Para fazer a diferença no B4B, é essencial que sua organização tenha uma equipe dedicada ao customer success. Esse time será o responsável por acompanhar e avaliar constantemente o nível de experiência do cliente com a solução oferecida, atuando também como um ponto de relacionamento entre as partes. Alem disso, é fundamental uma atenção cuidadosa com os seguintes pontos:

  • Sua empresa sabe os motivos pelos quais os clientes usam seu produto ou serviço?
  • Há um processo eficiente de pós-vendas?
  • Sua empresa conhece as dificuldades e dores enfrentadas pelos clientes? Seu produto os ajuda a resolver esses problemas?
  • Há inovação no produto ou serviço oferecido pela sua empresa?

Como está a sua empresa?

Como pudemos observar, o B4B é um modelo de negócios bem focado na ajuda aos clientes e que, justamente por esse motivo, pode trazer um diferencial competitivo para sua empresa frente aos concorrentes.

Vimos também que o B4B exige uma nova cultura organizacional, mudança que não se alcança do dia para a noite. Por outro lado, uma empresa voltada a esse formato abre possibilidades escalonáveis de crescimento, algo mais difícil no tradicional B2B.

Que tal pensar mais a respeito? Sua empresa já atua orientada ao sucesso do cliente e usa o B4B como formato de negócio?

A Assespro-SP indica os melhores fornecedores de produtos e serviços na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, já é uma empresa associada? Não? Saiba como, clicando aqui.

Compartilhe suas experiências conosco no espaço de comentários abaixo!

 

By | 2017-11-08T12:18:54+00:00 novembro 8th, 2017|Artigos|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário