Como a retenção de talentos pode fazer a diferença em sua empresa - Assespro - SP

Como a retenção de talentos pode fazer a diferença em sua empresa

Início/Artigos, Sem categoria, ÚLTIMAS NOTÍCIAS/Como a retenção de talentos pode fazer a diferença em sua empresa

Como a retenção de talentos pode fazer a diferença em sua empresa

A tecnologia mudou o mundo. Hoje, as empresas oferecem produtos e serviços cada vez mais parecidos e destacar-se apenas pelas características deles está ainda mais difícil. A competitividade depende de outros fatores e a retenção de talentos é um deles.

Quando falamos sobre retenção de talentos, precisamos entender que esta deve ser uma preocupação também das pequenas empresas. Independentemente do tamanho, as organizações devem ser capazes de identificar, desenvolver e reter seus bons profissionais se quiserem crescer e sobreviver no mercado.

Pode parecer fácil, mas criar e implantar ações que favoreçam a retenção de talentos não é algo tão simples. Com mais acesso à informação, os profissionais sabem exatamente onde procurar a vaga que desejam e esse movimento transformou as relações de trabalho nos últimos anos.

Para conhecer mais sobre esse assunto, siga conosco. Veja como reter pessoas produtivas e aderentes à cultura organizacional pode diferenciar a sua empresa.

Contribui para um bom clima empresarial

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente ruim. O ser humano é um ser social e a atmosfera do local de trabalho influencia os sentimentos dos funcionários e clientes. Além disso, um bom clima empresarial proporciona mais produtividade e qualidade na execução das tarefas.

E como os bons profissionais têm impacto nisso? A resposta é simples: essas pessoas são mais colaborativas e estão sempre prontas a ajudar os colegas, criando assim uma harmonia no dia-a-dia.

Facilita o processo de decisão

Os desafios econômicos e mercadológicos obrigaram as empresas a fazer grandes reestruturações em seus quadros de funcionários. A tecnologia, por sua vez, trouxe mais agilidade às atividades e, como soma dessas transformações, as equipes estão cada vez mais enxutas.

Em um processo como esse, as empresas que possuem ações bem delineadas para retenção de talentos colocam seus melhores profissionais em funções mais estratégicas, em vez de deixá-los em tarefas de apoio. Como consequência, essas pessoas melhoram o processo de tomada de decisão e a empresa como um todo é beneficiada.

Traz economia para a empresa

Uma das métricas mais importantes em uma empresa é o turnover, número que representa a saída de pessoas do quadro de funcionários. Como está esse índice em sua organização?

Se o turnover está alto, é hora de repensar sua estratégia de desenvolvimento e retenção de talentos. Uma rotatividade de colaboradores muito alta significa mais despesas indevidas com rescisões, multas trabalhistas e novos processos de contratação (recrutamento, seleção, integração, treinamento, etc.).

Investir na retenção de talentos também envolve custos, mas eles são certamente mais baixos do que substituir um funcionário e acabam sendo mais vantajosos em longo prazo.

Assegura o capital intelectual

Quando um funcionário antigo ou com cargo-chave sai da empresa, há sempre uma perda de capital intelectual, uma vez que ele leva consigo toda a experiência acumulada sobre os processos organizacionais.

Se esse profissional for para uma empresa do mesmo segmento, é bem provável que leve todo o conhecimento adquirido para a concorrência, o que pode ser pior. Por isso, reter talentos significa também proteger o capital intelectual.

Atrai novos talentos

Para finalizar, como resultado de tudo o que expomos, contar com pessoas talentosas e engajadas com a empresa promove um ciclo virtuoso para atrair outros bons colaboradores.

Sua empresa acaba sendo bem posicionada no mercado, além de se transformar em um chamariz para profissionais acima da média que preferem empresas com desafios saudáveis e chances de crescimento.

Viu só como a retenção de talentos pode ser um diferencial em qualquer tipo de negócio? O que a sua empresa tem feito a respeito? Enriqueça o artigo com o seu comentário!

By | 2017-12-21T16:08:24+00:00 dezembro 21st, 2017|Artigos, Sem categoria, ÚLTIMAS NOTÍCIAS|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário