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Com pleitos junto ao futuro governo e mirando em novas tecnologias, ASSESPRO muda sua identidade visual

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Com pleitos junto ao futuro governo e mirando em novas tecnologias, ASSESPRO muda sua identidade visual

Federação nacional e regionais estaduais  adotaram nova identidade no dia 03 de agosto. A mudança marca a posição dinâmica e de liderança que a entidade mantém junto ao setor e frente ao poder público, na atualidade

 

Nos últimos meses, a ASSESPRO esteve presente em todas as decisões que afetaram o setor de tecnologia, como a desoneração da folha de pagamento, leis de terceirização, Marco Civil da Internet, não regulamentação da profissão de TI, aplicativos de transporte, aplicativos de mensageria eletrônica, dentre muitos outros. A entidade foi atuante também em ações junto ao poder judiciário, onde teve papel decisivo em casos como o desbloqueio do WhatsApp e a aplicação do MLAT (acordo internacional de combate a crimes), ambas causas que tramitavam no STF. No período recente, a instituição também passou por modificações significativas de estatuto, sendo que uma delas transformou a ASSESPRO em Federação, o que permite filiar outras entidades à instituição. “Em função da nossa capilaridade, da força das regionais e do grande senso de união que nos move, nos tornamos cada vez mais representativos. Nesse cenário, precisamos modernizar não só o discurso, como já fizemos, mas também toda a identidade visual e a forma de comunicação da associação”, diz o presidente da Federação ASSESPRO, Jeovani Ferreira Salomão.

 

Nascida em 1976, numa época em que a computação ainda estava associada à perfuração de cartões realizada por um enorme número de profissionais, atividade que já impactava as empresas do País, a ASSESPRO acompanhou todas as transformações tecnológicas ao longo de mais de 40 anos. “A Federação ASSESPRO, hoje, ocupa um lugar de destaque no cenário nacional e institucionalmente é a entidade com maior protagonismo político e capilaridade nacional, presente em 15 estados”, explica Leticia Batistela, Vice-presidente de Articulação Política da entidade. Na atualidade, a associação busca ser representativa para o espectro completo da cadeia produtiva na área de TICs, começando pelas startups e indo até as grandes corporações internacionais. Sinônimo de liderança e inovação em um setor inquieto e em transformação, a ASSESPRO neste momento mira em um novo projeto, com aproximações junto às principais associações que desenvolvem o mundo de startups, bem como a disseminação da cultura de mentoria para startups através de capacitações, de acordo com Ítalo Nogueira, presidente da ASSESPRO Pernambuco/Paraíba e Diretor Nacional de Startups da entidade.

 

Nova identidade

 

No dia 03 de agosto, a Federação ASSESPRO, assim como todas as suas 15 regionais, passaram por uma mudança total de identidade. O projeto foi idealizado pela Diretora Adjunta de Marketing e Comunicação da ASSESPRO São Paulo, Roberta Cipoloni Tiso, com colaboração da equipe multifuncional da Agência Buzz Strategy, e passou por discussões em reuniões nacionais com representantes da ASSESPRO. “A nova identidade da ASSESPRO foi baseada em um modelo de comunicação distribuída, representando a inteligência espalhada da entidade, em seus diversos conselhos, grupos, frentes de atuação e conexões. Esses conceitos ajudaram a criar o novo logotipo, sem abrir mão de elementos que mostram a força e a solidez que a instituição possui. Mas não se trata apenas de uma mudança de ‘logo’, o que está sendo proposto é um conjunto de elementos que passam a simbolizar a marca, bem como suas atitudes, articulações, ações, contatos, canais e comunicação”, explica Roberta.

 

Os pontos ligados foram desenhados para formar sutilmente a letra “A”, de Assespro, e para compor pontos de conexão inspirados por modelos de distribuição de rede do polonês Paul Baran, um dos inventores da rede de comutação de pacotes. As esferas deram lugar ao antigo globo e também representam o ciclo de crescimento da tecnologia, que é contínuo. Como a marca anterior apresentava as cores vermelho e azul, esses tons bases foram mantidos para tornar o logo mais vivo e vibrante, com uma leve variação para o azul turquesa.

 

“O vermelho transmite sensação de coragem, força e estímulo, valores que as pessoas buscam a se associar. Já a cor azul traz uma sensação de integridade, tecnologia, além de transmitir um tom de seriedade e sucesso”, defende a agência em seu manifesto.

 

Para o Vice-presidente de Relações Internacionais da Federação ASSESPRO, Robert Janssen, a mudança não representa apenas uma proposta de valor suportada por uma iconografia atual, mas um branding consistente e coerente com a relevância estratégica da entidade para o avanço das tecnologias disruptivas que estão mudando as regras de mercado, dando novos rumos para a economia e impactando a sociedade como um todo.

 

Ressaltando a história de quatro décadas representando o setor de TICs no Brasil, sendo assim fundamental no desempenho coletivo de suas associadas, o Vice-presidente de Governança e Planejamento da Federação ASSESPRO, Luís Mário Luchetta, projeta para este novo momento da entidade um crescimento acelerado e a expectativa de aumento do número de associados com maior percepção pelo mercado da importância da associação.   Leticia Batistela também afirma que as instituições como a ASSESPRO tem um papel importante em prover condições de referência em tecnologia, estimulando o lado inovador, jovem e competitivo de um setor que cresce anualmente em faturamento, explorando dessa forma todo o potencial de universidades, parques tecnológicos e empresários engajados, gerando conhecimento e inovação.

 

Com a mudança estratégica e o reposicionamento da marca, a ASSESPRO também espera impactar e interferir positivamente nas parcerias e demandas junto ao setor privado, fazendo com que as necessidades das empresas sejam plenamente ouvidas pelos poderes públicos.

 

“Podemos dizer que, graças às entidades do setor, o governo está muito mais próximo das empresas de tecnologia, atualmente. E queremos aumentar ainda mais a proximidade e o relacionamento com a iniciativa privada, não só trazendo as empresas para dentro da ASSESPRO, mas também levando a instituição para dentro das empresas”, diz Eduardo Nistal, presidente da ASSESPRO São Paulo. Para pautar as interlocuções entre governo e empresas, a ASSESPRO pretende estimular o debate e ser fonte para o mercado sobre soluções inovadoras na área de tecnologia, como inteligência artificial, IoT, smart cities, deep learning e a proximidade da tecnologia 5G, que irão interferir diretamente nos negócios e trazer desafios para a sociedade.

 

Todas as organizações que se interessam e atuam com o uso de tecnologias da informação e comunicação possuem na Federação ASSESPRO a esperança da potencialização do setor. A propósito de demonstrar a potência coletiva formada pelas empresas de TICs, a Federação ASSESPRO renova seu compromisso com o setor e convida empresas a somarem esforços junto à entidade, seguindo a premissa de seu slogan: “Juntos somos mais”.

 

                                                               

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By | 2018-08-09T10:57:09+00:00 agosto 3rd, 2018|Artigos, ÚLTIMAS NOTÍCIAS|0 Comentários

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