Navegação : Página Inicial : Biblioteca (137) : Dados de mercado (5)
2009/12 - II ENED - Segundo Encontro da Universidade com Empresas em Desenvolvimento
Conheça aqui o relatório desenvolvido pela FIA e ProCED "Simplificar para Desenvolver"
APRESENTAÇÃO
Este trabalho contém um resumo dos trabalhos desenvolvidos no II ENED - Encontro da Universidade com Empresas em Desenvolvimento, realizado em dezembro de 2009, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Administração da FEA-USP, sob a coordenação do ProCED - Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento.
O objetivo do encontro foi aproximar professores e pesquisadores da universidade às empresas de pequeno e médio porte, visando debater temas relevantes que contribuam para uma gestão mais eficaz desse importante segmento empresarial.
A tônica “simplificar para desenvolver” teve a expectativa de demonstrar que muito dos conceitosgerenciais amplamente tratados na academia têm aplicabilidade na gestão das empresas de pequeno e de médio porte do mesmo modo que ocorre nas demais entidades econômicas, independentemente do tamanho, do setor ou ramo de atividade e do estágio de desenvolvimento em que se encontre.
Na introdução deste relatório encontram-se as contribuições trazidas na abertura do evento por importantes participantes da academia, do meio empresarial, diretamente, por intermédio da FIESP e pelo representante da Agência Paulista de Investimento. Em seguida, encontram-se sintetizadas as contribuições de professores de planejamento, evidenciando que os conceitos e as práticas, tanto de Planejamento Estratégico quanto de Planejamento e Controle de Resultados, são igualmente aplicados às pequenas e médias empresas.
Na sequência, encontram-se os resultados de discussões em pequenos grupos, posteriormente ampliado para todos os presentes, sobre a percepção de meios para simplificação do processo gerencial dessas empresas, finaliza-se este relatório com dados de uma pesquisa realizada com o propósito de identificar os problemas e possíveis soluções que poderão ser objeto de posteriores estudos.
Obtenha aqui o resultado, em formato .pdf: (15 páginas, 861,95 KB).
Relatório II ENED
COORDENAÇÃO
Autorização da publicação do material pelo Coordenador Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa