Navegação : Página Inicial : Imprensa (546) : Boletins (85)
2011/07 - Edição 49 - Capacitação para as empresas de TIC é uma necessidade do setor
Leia aqui a 49a edição do boletim "Assespro em Destaque"

Capacitação para as empresas de TIC é uma necessidade do setor
A falta de capacitação foi um dos temas de destaque abordados durante o evento organizado pela Assespro-SP e Sebrae-SP, no último dia 12 de julho.
Segundo dados do Sebrae-SP, em até cinco anos de atividade, 58% das empresas fecham as portas no Estado de São Paulo. Entre os principais motivos para a alta taxa de mortalidade das empresas, estão a falta de capacitação, empreendedor pouco envolvido, falta de planejamento prévio, falta de um planejamento de negócios, gestão deficiente dos negócios, insuficiência de políticas de apoio, flutuações no conjunto econômico e problemas pessoais dos proprietários.
Para Jairo Lobo, consultor do Sebrae-SP, toda empresa só tem a ganhar ao capacitar os seus colaboradores. No entanto, de acordo com dados do órgão, menos de 23% das MPEs do Estado investem em capacitação. “Todas as empresas são organizadas em processos e os processos são realizados por pessoas. Portanto, há a necessidade real de investimento para capacitar”, analisa.
Na ocasião, o Sebrae-SP apresentou algumas formas que dispõe para capacitação profissional. Além de cursos, coaching, palestras, oficinas, workshops, há ainda oportunidades de cursos para executivos de MPEs, consultoria de gestão gratuita, incentivos as ações e rodadas de negócios, programas de fortalecimento das empresas de TICs (comércio varejista, educação etc), planejamento e diagnóstico empresarial.
Para visualizar o 49º Boletim clique aqui