ITI aprova versão 1.0 do DOC-ICP011.02.
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) aprovou, por meio da Instrução Normativa nº 17/2021, a versão 1.0 do documento “Protocolos de Auditoria e Sincronismo do Tempo da Rede de Carimbo do Tempo da ICP-Brasil” (DOC-ICP-11.02), que servirá como referência para as implementações dos Servidores de Carimbo do Tempo (SCT) e Sistemas de Auditoria e Sincronismo (SAS) que desejam operar na Rede de Carimbo do Tempo (RCT) da ICP-Brasil. A Instrução Normativa determina que os interessados deverão obter do ITI a autorização para promover suas implementações nos protocolos de auditoria e sincronismo de tempo. A medida entra em vigor em 1° de novembro de 2021.
INPI assina acordo de cooperação técnica com a Anprotec.
O INPI e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de incrementar o conhecimento e a realização de negócios envolvendo propriedade industrial, por empresas e instituições vinculadas à associação. A fim de estimular os ambientes de inovação e o aumento dos ativos de propriedade industrial, por meio do ACT serão desenvolvidos conteúdo e comunidade de práticas e elaborados três projetos-piloto de mapeamento das necessidades de conhecimento sobre PI em parques tecnológicos a serem definidos, gerando dados e indicadores relativos à utilização de direitos de propriedade industrial. Fonte: ASCOM INPI
Lançada segunda chamada para novos centros de pesquisas em IA.
Uma nova chamada pública de propostas para a criação de dois Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAa) em Inteligência Artificial no Brasil foi lançada. A iniciativa faz parte do Convênio de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A chamada deverá selecionar até dois centros, que deverão atuar no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológica e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas com inteligência artificial. De acordo com o edital, os CPAs serão contratados por um período de cinco anos, renováveis por mais cinco, de acordo com os resultados mensurados. Cada centro poderá solicitar, no máximo, R$ 1 milhão por ano para a FAPESP, devendo contar com a contrapartida de mais R$ 1 milhão de uma instituição parceira, além de outras fontes de recursos. Pelo menos um dos centros deverá ser sediado em São Paulo. Fonte: ASCOM MCTI
MCTI aprova PDTIC para 2021-2023.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) aprovou esta semana o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (PDTIC/MCTI) para o período 2021-2023, a ser publicado em sua íntegra aqui.
O PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TI, que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. Contempla as necessidades de informação e serviços de TI da organização, as metas a serem alcançadas, as ações a serem desenvolvidas e os prazos de implantação.
MCTI altera membros representantes do CGD.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu, esta semana, alterações dos membros representantes do Comitê de Governança Digital (CGD), designados por meio da Portaria MCTI nº 235/2021, e nomeou (i) Carlos Alberto Flora Baptistucci (presidente), representante da Secretaria-Executiva (SEXEC); (ii) José Gustavo Sampaio Gontijo (titular) e Marcos César de Oliveira Pinto (suplente), representantes da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI); e (iii) Eduardo Viola (suplente), representante do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).
Fonte: Foco Assessoria e Consultoria
QUER RECEBER INFORMATIVO SEMANAL COMPLETO, COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DOS ACONTECIMENTOS EM BRASÍLIA?
Venha para a assespro-SP!
Startups, PME, grandes empresas, MEI, empreendedores, ecossistemas de inovação, coworkings, órgãos públicos, e para todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, um estado de SP, ainda + Forte e INOVADOR!
Faça parte da maior associação Empresarial da Tecnologia da Informação do Brasil, Assespro Nacional, na regional de São Paulo, principal centro econômico, industrial e tecnológico do Brasil.
Se liga e conecte-se conosco!
*OBS: Para associar-se , o CNPJ tem que ter atividade ou subatividade relacionada com TIC, com matriz ou filial do estado de SP.