Ø O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chefiando delegação brasileira em missão oficial à China, visitou o centro de desenvolvimento de tecnologias da Huawei, bem como se reuniu com executivos da companhia. Segundo as redes sociais do presidente, a empresa fez uma apresentação sobre 5G, soluções em telemedicina, educação e conectividade. Fizeram parte da comitiva presidencial os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; das Comunicações, Juscelino Filho; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, entre outros.
Ø O presidente em exercício e ministro Geraldo Alckmin (MDIC) participou de reunião com o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge Júnior. Na ocasião, o presidente da Associação externou a preocupação do setor com a reforma tributária e sobre as vantagens do modelo industrial de Manaus além de fazer sugestões de incentivos ao setor.
Ø Enquanto o ministro Fernando Haddad (Fazenda), que compôs comitiva do Presidente da República em viagem à China, acompanhou o presidente Lula na visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei. Em entrevista, Haddad declarou que debateu sobre investimentos diretos da China no Brasil e que a Huawei pretende continuar investindo em conectividade no país.
Ø Também o ministro Juscelino Filho (Comunicações), compondo delegação brasileira que foi à China, assinou um Memorando de Entendimento com o governo chinês para o intercâmbio de informações sobre políticas, regulamentos e padrões técnicos de telecomunicações. Assim, o acordo visa promover as pequenas e médias empresas dos dois países e proporcionar a troca de visões sobre as principais pautas de TIC nos foros internacionais como a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e G20.
» Juscelino também fez uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Shanghai, entidade que desenvolve pesquisas em áreas que incluem chips para diferentes dispositivos, redes sem fio e redes de dispositivos conectados. Além disso, o ministro acompanhou o presidente Lula em reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
» Ademais, o ministro, reuniu-se com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), onde foi realizada uma cerimônia de assinatura de memorando de entendimento, que visa aumentar a inclusão digital de crianças e adolescentes.
Ø Já a ministra Luciana Santos, também em missão oficial à China, participou da cerimônia de assinatura de instrumentos da cooperação científica e tecnológica, dentre eles, o protocolo para o desenvolvimento conjunto do Satélite Brasileiro de Recursos Terrestres e memorandos de entendimento para a cooperação nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia, biodiversidade, energia limpa, ciências polares e oceânicas eTIC. A ministra também acompanhou o Presidente da República em agendas com presidente Xi Jiping e outras autoridades chinesas.
» Santos se reuniu, ainda, com o chefe da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gonzalo Rivas, com objetivo de aprofundar a cooperação entre as instituições nas áreas de conectividade e digitalização dos serviços públicos de saúde e educação, além de ampliar o apoio à inovação. Durante a reunião Luciana Santos ressaltou a necessidade de uma estratégia não somente pública, mas também para a iniciativa privada investir em inovação.
Ø Substituindo a ministra Luciana Santos, o secretário-executivo Luis Fernandes, instalou o grupo de trabalho interministerial para discutir o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). No grupo, participam representantes dos Ministérios da Fazenda (MF); Da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP); bem como da Casa Civil da Presidência da República (CC/PR); e da Advocacia-Geral da União (AGU). Fernandes explicou que o objetivo é chegar a uma decisão relacionada ao interesse do país, que é “ter uma indústria nacional de semicondutores viável”.
» Fernandes também participou da cerimônia de abertura da 13ª edição da LAAD Defence & Security, onde exaltou o evento e o potencial estratégico do complexo nacional tecnológico da defesa.
Ø A diretora Miriam Wimmer (ANPD), participou de uma audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados, onde debateu a efetividade e vigência das sanções aplicadas pela ANPD.
FONTE: Foco Assessoria e Consultoria Ltda.
Quer receber o INFORMATIVO SEMANAL COMPLETO, com as principais notícias dos acontecimentos em Brasília?
Conecte-se a assespro-SP!
MEI, PME, empreendedores, startups, gran des empresas, órgãos públicos, polos tecnologicos, aceleradoras, ecossistemas de tecnologia e inovação, coworkings, todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, no estado de SP, ainda + forte e inovador!
Sua organização ainda não faz parte do ecossistema da assespro-SP? Sua startup ou empresa do setor de tecnologia, matriz ou filial (SP), presente e representada no principal centro econômico, industrial e tecnológico do Brasil.
ASSOCIE-SE! Solicite nosso contato