Insights assespro-SP para o setor de TIC – 16/06/20

LGPD: sancionado o adiamento das multas, mas vigência depende da MP 959
O Diário Oficial da União da sexta, 12/6, traz a sanção da Lei 14.010/20, outrora o projeto de Lei 1.179/20, que entre diversos pontos mexe na vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18). Há vários vetos, mas não no que afeta a LGPD. Ou seja, o adiamento para agosto de 2021 da validade das sanções previstas na lei.

Bolsonaro afirma que negociação sobre 5G levará em conta soberania, segurança de dados e política externa  

O presidente Jair Bolsonaro disse na quinta-feira que o recém-criado Ministério das Comunicações irá tocar o leilão da rede 5G no Brasil e afirmou já ter orientado que a discussão precisa levar em conta aspectos da soberania nacional, segurança de informações e dados e também a política externa, além de questões econômicas

Novo ministério unificará políticas de comunicação do governo

O Ministério das Comunicações foi recriado através da Medida Provisória n° 980, de 10 de junho de 2020, publicada em edição extra do Diário Oficial da União- DOU, da última quarta-feira (10). A nova pasta incorpora atribuições até então do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR). O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) foi o escolhido pelo presidente Bolsonaro para comandar a nova pasta e o ex-secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, foi nomeado secretário-executivo do novo Ministério, sendo o segundo na hierarquia do órgão. Determina, dentre outros, que ficarão vinculadas ao Ministério das Comunicações: A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); A Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebrás); e Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Programa de crédito para micro e pequena empresa tem baixa adesão dos bancos

Apenas três grandes bancos fizeram pedido até agora para operar recursos do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), criado com o objetivo de destravar o crédito para pequenos empresários. Criado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 19 de maio, o programa recebeu R$ 15,9 bilhões do Tesouro Nacional. Os recursos já foram depositados no FGO (Fundo Garantidor de Operações), administrado pelo Banco do Brasil e que fornece garantia aos empresários

Senado discute modernização de lei que incentiva pesquisa e inovação

Uma proposta está em tramitação no Senado Federal, o texto permite que despesas de empresas com pesquisas tecnológicas sejam aproveitadas em períodos posteriores, caso ocorra prejuízo fiscal.

Todos pela saúde usa Inteligência Artificial no combate à covid-19

Nova tecnologia desenvolvidas por times de TI e UX do Itaú, auxiliará o comitê e, principalmente, profissionais de saúde e gestores públicos para enfrentar o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade.

Com Covid-19, transformação digital acelera e exige atualização dos ERPs no Brasil

Com a alteração dos trabalhos para o home office durante a pandemia do covid-19, as empresas perceberam que tinham de atualizar seus sistemas de gestão para versões mais novas para poder dar acesso ao trabalho remoto.

SEJA ASSOCIADO A ASSESPRO-SP E TENHA INSIGHTS DIARIAMENTE DE OPORTUNIDADES E NOTICIAS…

Sua startup ou empresa do setor de TIC, tem matriz ou filial no estado de São Paulo e ainda não é associada ao ecossistema da assespro-SP? ASSOCIE-SE!

Solicite nosso contato AQUI

Leave a Reply

Your email address will not be published.

a