REVIEW ASSESPRO-SP DA SEMANA: 22/05/2023 A 26/05/2023.

Ø O vice-presidente da República e ministro Geraldo Alckmin presidiu a 1º Reunião Ordinária do Comitê-Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), onde foram definidos sete desafios a serem enfrentados pela política industrial. São eles: cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para erradicar a fome; complexo da saúde resiliente para a prevenção e o tratamento de doenças; infraestrutura sustentável para a integração produtiva; transformação digital da indústria; descarbonização da Indústria, viabilização da transição energética e bioeconomia; tecnologias críticas para a soberania e a defesa nacionais; e moradia e mobilidade sustentáveis para o bem-estar nas grandes cidades.

Ø O ministro Fernando Haddad (MF), por sua vez, participou do encerramento do evento em homenagem ao “Dia da Indústria” da FIESP, onde condenou o atual sistema tributário como desafiante para o desenvolvimento e expressou expectativa para a aprovação da reforma tributária. Haddad também se reuniu com a presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Carol Elizabeth Conway, em encontro onde estavam presentes representantes do Pagseguro, Picpay e Mercado Livre.

Ø A ministra Luciana Santos (MCTI) participou de audiência do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) com o MCTI, sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico de Tecnológico (FNDCT). Os Conselhos apresentaram documento reivindicando a descentralização do Fundo e reforma na estrutura do Conselho Diretor.

»         Santos e equipe do MCTI também se reuniram com o presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Christian Tadeu, e demais representantes da Federação, para debater a necessidade de qualificar mão de obra para o setor de ciência e tecnologia. Santos reforçou que este é um dos focos do MCTI e Christian propôs um projeto de expansão da capacitação em tecnologia nos estados onde a federação atua.

»         Enquanto em evento na Bahia, Santos anunciou R$ 25 milhões em investimentos em pesquisa científica e tecnológica, destinados à construção do Centro de Inovação e Tecnologias Estratégicas no estado. Já no Ceará, Santos anunciou recursos para o programa Residência em TIC, do MCTI, aplicado no estado, que objetiva a formação de jovens nas áreas de TIC e agora totaliza R$ 34 milhões.

Ø Já o ministro Juscelino Filho (MCom) participou da abertura do 14º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT). Na ocasião, Juscelino anunciou que divulgará em breve, a nova política para compartilhamento de postes, por meio de portaria interministerial, além de afirmar que esse ano serão usados, pela primeira vez, os recursos do Fust. No dia anterior, Juscelino havia participado da cerimônia de posse Fred Siqueira Filho como presidente da Telebras.

»         Juscelino recebeu o embaixador da Argentina do Brasil, Daniel Scioli. No encontro debateram uma parceria para fortalecer a experiência em levar conectividade à população e o acordo para eliminar a cobrança de tarifas de roaming nos países do Mercosul, assinado em 2019. Juscelino também se reuniu com o CEO da Winity Telecom, Sérgio Bekeierman.

Ø Ademais, o ministro Flávio Dino (MJSP) e equipe se reuniram com o ministro general Marcos Antônio Amaro (GSI). O encontro compõe a agenda do GSI, que visa reforçar a cibersegurança institucional e foi realizado com o objetivo de troca de experiências e sugestões à iniciativa do GSI.

FONTE: Foco Assessoria e Consultoria Ltda.

Quer receber o INFORMATIVO SEMANAL COMPLETO, com as principais notícias dos acontecimentos em Brasília?

Conecte-se a assespro-SP!

MEI, PME, empreendedores, startups, gran des empresas, órgãos públicos, polos tecnologicos, aceleradoras, ecossistemas de tecnologia e inovação, coworkings, todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, no estado de SP, ainda + forte e inovador!

Sua organização ainda não faz parte do ecossistema da assespro-SP? Sua startup ou empresa do setor de tecnologia, matriz ou filial (SP), presente e representada no principal centro econômico, industrial e tecnológico do Brasil.

ASSOCIE-SE! Solicite nosso contato

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

a