Na noite de quinta-feira (23/11), o Presidente da República, por meio da Mensagem Presidencial nº 619/2023, anunciou o veto integral ao Projeto de Lei 334/2023, que propunha a extensão dos benefícios da desoneração da folha para os atuais 17 setores da economia, incluindo empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros e pequenos municípios, até o final de 2027.
A decisão presidencial foi prontamente repudiada pela Federação Assespro, entidade que representa o setor de tecnologia da informação e que destaca a magnitude do equívoco na administração atual. Em declaração, o presidente da Federação Assespro, Christian Tadeu, critica a medida, ressaltando seus impactos negativos imediatos no mercado de trabalho e nos investimentos no país.
“O veto é um equívoco gigantesco da atual administração, que irá impactar no fechamento de postos de trabalho e redução de investimentos no país no curtíssimo prazo. Vamos trabalhar juntos aos deputados e senadores pela derrubada desse veto ainda neste ano”, afirmou Tadeu.
O setor de tecnologia da informação é apontado como um dos mais prejudicados pela decisão, destacando a importância da política de mudança na base da contribuição previdenciária patronal implementada pelos governos anteriores do PT. Desde 2011, essa política tem sido fundamental para a formalização da mão de obra no setor, resultando em crescimento na arrecadação de tributos, aumento nas contratações e elevação de salários.
Com o veto, a decisão sobre a manutenção ou derrubada do mesmo agora recai sobre o Congresso Nacional. A sessão destinada à deliberação desse item pode ocorrer nas próximas semanas, onde deputados e senadores terão a responsabilidade de avaliar os impactos econômicos e sociais dessa medida. A Federação Assespro reitera seu compromisso em colaborar ativamente nesse processo, buscando a preservação dos interesses do setor e do país como um todo.
Fonte: Federação Assespro
Conecte-se a assespro-SP!
MEI, PME, empreendedores, startups, gran des empresas, órgãos públicos, polos tecnologicos, aceleradoras, ecossistemas de tecnologia e inovação, coworkings, todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, no estado de SP, ainda + forte e inovador!
Sua organização ainda não faz parte do ecossistema da assespro-SP? Sua startup ou empresa do setor de tecnologia, matriz ou filial (SP), presente e representada no principal centro econômico, industrial e tecnológico do Brasil.
ASSOCIE-SE! Solicite nosso contato