Ø O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou, na segunda-feira (18), da abertura da 3ª edição do Bootcamp Healthtech, em Barretos (SP), evento voltado para empreendedores em tecnologias da saúde que desejam aprender e se conectar com outras pessoas do ecossistema de inovação brasileiro. Alvim apresentou palestra com o tema “A Interface entre Ciência, Empreendedorismo e Inovação em Saúde”, abordando especialmente o papel da ciência e inovação para a qualidade de vida dos brasileiros. Ele lembrou dos desafios enfrentados pelo País durante a pandemia e destacou que aproximadamente um terço dos investimentos do MCTI por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se destinam para área da saúde. O ministro compareceu, ainda, do lançamento do relatório “Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente”, na terça-feira (19), e de reunião com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), na quarta-feira (20), em Pato Branco/PR.
Ø O diretor-presidente e o diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior e Arthur Pereira Sabbat, reuniram-se na terça-feira (19), com representantes do Ministério da Saúde para tratar sobre s Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor da saúde.
Ø Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, participou, de evento de Chefes de Estado do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (PROSUL) e da LX Cúpula do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e estados associados, no Paraguai. Durante o PROSUL, o chanceler reiterou sua importância como espaço de diálogo entre democracias, voltado a resultados concretos em prol do desenvolvimento socioeconômico e bem-estar dos países membros. O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, em vídeo, onde falou sobre as perspectivas brasileiras para o MERCOSUL, sobretudo o papel da integração regional em um cenário internacional de volatilidade e incerteza, e sobre a importância de seguir com a agenda de modernização do bloco.
Ø França participou, ainda, do Fórum Ministerial sobre Resiliência das Cadeias de Suprimento, organizado pelos Estados Unidos, onde o ministro reforçou o objetivo brasileiro de integração nas cadeias globais de valor e de suprimentos, por meio de acordos e negociações nos níveis bilateral, regional e multilateral, e da adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Também participaram do evento o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi) e representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em sessões destinadas aos setores não governamentais, que trataram da resposta à crise; diversificação de cadeias de suprimento; transporte e logística; e trabalho e capacitação.
Ø Enquanto que delegação do Ministério da Educação (MEC) participou do seminário internacional “Educação para o Século XXI na América Latina e Caribe”, realizada nos dias 18 a 19 de julho na sede da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em Madrid, com a participação de ministros e especialistas em educação da Ibero-América. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de discussão e partilha de um roteiro para o pleno desenvolvimento de modelos híbridos de educação na região. Na ocasião, representantes do MEC compartilharam experiências no âmbito da temática, especificamente sobre o uso da tecnologia no aperfeiçoamento da educação. Foi apresentada também a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, instituída pelo Decreto nº 11.079/2022 cujo objetivo é realizar melhorias no processo ensino aprendizagem pós-pandemia, utilizando a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas.
Ø Já o coordenador de projeto do Departamento de Projetos de Infraestrutura, vinculado à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (DEPIN/Setel/MCom), Fernando Furquin, representou a pasta na cerimônia de lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo na Paraíba (PB) – uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Sebrae-PB para impulsionar os progressos regionais das cidades paraibanas de Campina Grande, Cubati, Juazeirinho, Olivedos, Parari e Santo André.
FONTE: Foco Assessoria e Consultoria Ltda.
Quer receber o INFORMATIVO SEMANAL COMPLETO, com as principais notícias dos acontecimentos em Brasília?
Conecte-se a assespro-SP!
MEI, PME, empreendedores, startups, grandes empresas, órgãos públicos, polos tecnologicos, aceleradoras, ecossistemas de tecnologia e inovação, coworkings, todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, no estado de SP, ainda + forte e inovador!
Sua organização ainda não faz parte do ecossistema da assespro-SP? Sua startup ou empresa do setor de tecnologia, matriz ou filial (SP), presente e representada no principal centro econômico, industrial e tecnológico do Brasil.
ASSOCIE-SE! Solicite nosso contato