Na manhã de terça-feira (13), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o Projeto de Lei 334/2023, que estende os benefícios da desoneração da folha de pagamento para os 17 setores atuais até o final de 2027, conforme o parecer do relator, senador Angelo Coronel (PSD/BA). O parecer recebeu 14 votos favoráveis e 6 votos contrários.
Agora, o texto aguardará a apresentação de emendas em Plenário, que serão posteriormente votadas em turno suplementar pela CAE, devido à sua análise em caráter terminativo. Se aprovado pelo Senado, o projeto seguirá para ser avaliado pela Câmara dos Deputados.
É esperado que senadores ligados ao Governo Federal continuem apresentando emendas para atrasar a votação da matéria.
No parecer, a principal alteração proposta pelo relator é a redução da alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha de 20% para 8% para os municípios com populações inferiores a 142.633 habitantes, que atualmente engloba cerca de 3 mil municípios. Essa mudança tem um impacto financeiro estimado em R$ 9 bilhões por ano.
Essa modificação é considerada desfavorável por aumentar o custo financeiro da aprovação do projeto. No entanto, há uma avaliação de inconstitucionalidade em relação a essa inclusão, pois ela não está alinhada com a Emenda Constitucional 109/2021 (conhecida como PEC Emergencial).
O parecer apresentado para votação também rejeitou três novas emendas propostas pelos senadores.
Fonte: Federação Assespro
Conecte-se a assespro-SP!
MEI, PME, empreendedores, startups, gran des empresas, órgãos públicos, polos tecnologicos, aceleradoras, ecossistemas de tecnologia e inovação, coworkings, todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, no estado de SP, ainda + forte e inovador!
Sua startup ou empresa de tecnologia, com matriz ou filial no estado de SP ainda não esta participando do ecossistema da ASSESPRO-SP?
ASSOCIE-SE! Solicite nosso contato