REVIEW ASSESPRO-SP DA SEMANA: 10 A 14 DE JULHO DE 2023.

Ø O presidente Lula (PT), juntamente com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (MDIC) e a ministra Luciana Santos (MCTI), participou da reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Ademais, a Ministra realizou o lançamento oficial das inscrições para startups e grupos empreendedores do Programa Conecta Startup Brasil. O evento contou com a participação de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da SOFTEX e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

»         Alckmin também participou da última plenária de elaboração participativa do plano plurianual (PPA), em São Paulo.

»         Enquanto Santos participou também do lançamento das inscrições para startups e grupos empreendedores do Programa Conecta Startup Brasil. O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições relacionadas à área de tecnologia. Durante a solenidade, a ministra ressaltou a importância da inovação e o compromisso do governo em acelerar a transferência de tecnologia para as empresas. Nessa nova edição, serão selecionadas 100 equipes empreendedoras e startups, que poderão receber até R$ 90 milem recursos não reembolsáveis para apoio ao desenvolvimento durante dez meses. O presidente da Softex, Ruben Delgado, destacou que o programa ajuda a romper barreiras de acesso e descentralização, além de estimular a presença feminina na área de tecnologia. O presidente do CNPq, Ricardo Galvão, também ressaltou a importância das políticas públicas na transição da ciência para a inovação. O programa Conecta Startup já capacitou mais de 600 empreendedores e atendeu a 237 desafios tecnológicos de empresas renomadas. As inscrições para as equipes empreendedoras e startups podem ser feitas até o dia 4 de agosto através do portal do programa.

Ø Enquanto o ministro Juscelino Filho (Comunicações) se reuniu com o ministro Rui Costa (Casa Civil), o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aluízio Mercadante, e representantes das operadoras TIM, Vivo e Claro para discutir um programa que busca conectar aproximadamente 98 mil escolas públicas brasileiras, por meio de parcerias que envolvam incentivos fiscais, recursos públicos e programas já existentes. Juscelino Filho afirmou que a meta é conectar 100% das escolas públicas brasileiras.

Ø Ainda, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, participou do Móbile Private Network Fórum, evento que debateu o mercado de redes privativas móveis no Brasil, onde apresentou os resultados alcançados pela ABDI em projetos que visam incentivar o uso da tecnologia 5G na indústria, no agronegócio e nas cidades. Segundo ele, a aplicação da tecnologia 5G em ambiente industrial está sendo testada em projetos pilotos, que contam com a parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante o evento, também foi anunciado o Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas, um concurso que irá selecionar os melhores usos de redes privativas sem fio no Brasil em 4 categorias. A parceria entre a ABDI e a Anatel tem como objetivo mensurar o impacto que as redes de telecomunicação voltadas para soluções específicas têm nos negócios do setor produtivo nacional.

Ø Também o ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) cumpriu agenda oficial em Cuiabá, no Mato Grosso, onde participou da abertura oficial da 55ª edição da Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária do Estado (Expoagro). Com o tema “Integração Campo e Cidade com Inovação”, o evento visou a realização de parcerias e negócios entre produtores rurais e empresários do setor, conhecerem as tendências e novas tecnologias. Fávaro destacou o tema da feira como oportuno e salientou a relevância do evento para o desenvolvimento do estado, cuja economia é baseada na pecuária e agricultura.

FONTE: Foco Assessoria e Consultoria Ltda.

Quer receber o INFORMATIVO SEMANAL COMPLETO, com as principais notícias dos acontecimentos em Brasília?

Conecte-se a assespro-SP!

MEI, PME, empreendedores, startups, gran des empresas, órgãos públicos, polos tecnologicos, aceleradoras, ecossistemas de tecnologia e inovação, coworkings, todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, no estado de SP, ainda + forte e inovador!

Sua organização ainda não faz parte do ecossistema da assespro-SP? Sua startup ou empresa do setor de tecnologia, matriz ou filial (SP), presente e representada no principal centro econômico, industrial e tecnológico do Brasil.

ASSOCIE-SE! Solicite nosso contato

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

a