REVIEW ASSESPRO-SP da semana: 24 a 28/10/2022

Confira alguns acontecimentos da semana passada em Brasilia/DF. Associados ASSESPRO tem Informativo completo da semana. Sua Startup/empresa ainda não é associada? ASSOCIE-SE!

Ø O ministro Paulo Alvim (MCTI) participou, na segunda-feira (24), do evento “Reunião Indústria 6.0”, onde foram divulgados os nomes de oito centros de pesquisa que vão ingressar no ecossistema de Unidades Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), para atuar em projetos de inovação da indústria nacional; e da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Já na terça-feira (25), esteve presente cerimônia que institui o Sistema de Medição e Identificação do Nível de Maturidade Tecnológica de Projetos. Participaram, ainda, o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos, Marcelo Meirelles; e o secretário substituto de Estruturas Financeiras e de Projetos, Carlos André Marques.

Ø Já o ministro Paulo Guedes (Economia) participou, na quarta-feira (26), de debate com as principais lideranças e entidades empresariais de Minas Gerais, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Na ocasião, Guedes apontou que o Brasil pode se aproveitar da reestruturação das cadeias produtivas globais, ressaltando o potencial do país nas áreas de segurança alimentar e energética, como fez na live sobre as “perspectivas econômicas para o cooperativismo”, promovidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), na terça-feira (25). O ministro ainda destacou que o país vem atraindo investimentos direcionados, principalmente, para as áreas com marcos regulatórios recém aprovados, como por exemplo telecomunicações e 5G. Ademais, na quarta-feira (26), o ministro participou de “bate-papo” na Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), onde falou sobre sua intenção de não esvaziar a alfândega de Vitória na reestruturação da Receita Federal. Por fim, na quinta-feira (27), Guedes palestrou no Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), onde falou sobre suas expectativas para a eleição para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na qual Ilan Goldjfain, ex-presidente do Banco Central, concorre como indicação de Guedes.

Ø Ainda, o ministro Victor Godoy (Educação) foi entrevistado, na noite de terça-feira (25), pelo Jornal Jovem Pan sobre a realização do Enem. Na ocasião, Godoy ressaltou a possibilidade do uso de documentos digitais (via aplicativo oficial) para a identificação dos participantes no dia dos exames. Na sexta-feira (27), o ministro abriu o segundo dia de debates no evento “O Admirável Futuro da Educação Superior”, onde informou que a Pasta vem trabalhando para simplificar processos regulatórios na área da formação superior, adiantando que em breve será publicado um decreto regulamentador, bem como o lançamento de um novo e-Mec, previsto para o início de novembro, e um o novo e-Cebas.

Ø Ademais, no âmbito da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o diretor-presidente, Waldemar Ortunho Júnior, e a diretora, Miriam Wimmer, cumpriram agenda internacional em Istambul, Turquia, onde participaram da 44ª Global Privacy Assembly. Wimmer reuniu-se, ainda, com representantes da Agencia Española de Protección de Datos (AEPD) e com representantes da Associação Internacional de Profissionais de Privacidade (IAPP). Já na quinta-feira (27), além de participar do painel “A global regulatory environment for data protection and privacy”, Wimmer reuniu-se com representantes da Data Protection and Freedom of Information (DPA) e da Comissão Europeia (EC).

Ø Por fim, o ministro Carlos França (Relações Exteriores) acompanhou o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, em videoconferência com representantes da comunidade brasileira na Flórida, para tratar de temas relacionados ao empreendedorismo dos nacionais residentes no exterior, dos quais 43% se encontram nos EUA.

FONTE: Foco Assessoria e Consultoria Ltda.

Quer receber o INFORMATIVO SEMANAL COMPLETO, com as principais notícias dos acontecimentos em Brasília?

Conecte-se a assespro-SP!

MEI, PME, empreendedores, startups, grandes empresas, órgãos públicos, polos tecnologicos, aceleradoras, ecossistemas de tecnologia e inovação, coworkings, todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, no estado de SP, ainda + forte e inovador!

Sua organização ainda não faz parte do ecossistema da assespro-SP? Sua startup ou empresa do setor de tecnologia, matriz ou filial (SP), presente e representada no principal centro econômico, industrial e tecnológico do Brasil.

ASSOCIE-SE! Solicite nosso contato

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

a