Mulheres Inovadoras: após sucesso do programa em SP, MCTI/FINEP lança 2ª etapa
– Estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira. É esse o objetivo principal do projeto Mulheres Inovadoras. O programa é realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) empresa pública filiada ao MCTI, e teve uma edição piloto realizada com edital lançado em fevereiro deste ano. O sucesso foi tamanho que surgiu a ideia de realizar outra edição do programa, desta vez premiando empresas das cinco regiões brasileiras.
MCTI designa membros para o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) publicou, nesta quarta-feira (16), Portaria em que designa os representantes do MCTI no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). São eles: Igor Manhães Nazareth (titular), em substituição a Rafael Henrique Rodrigues Moreira; e James Marlon Azevedo Gorgen (suplente), em substituição a Luciano Cunha de Sousa.
Programa IA² MCTI anuncia 31 startups selecionadas para a fase de pré-aceleração
– Trinta e uma startups foram selecionadas para a fase de pré-aceleração do Programa de Aceleração Tecnológica em Inteligência Artificial (IA²), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, em transmissão do programa “Ciência e Tecnologia no dia a dia” na terça-feira (15). O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores com uso da Inteligência Artificial e apoiar maior interação entre os atores do ecossistema de inovação. O programa tem parceria da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).
Anatel estabelece regras de segurança cibernética para o setor de telecomunicações
– A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nessa quinta-feira (17) o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao setor de telecomunicações. O documento define diretrizes e princípios para a segurança cibernética e contempla todas as prestadoras de serviços de telecomunicações, ressalvadas as PPPs (de Pequeno Porte), que podem vir a ser incluídas em uma ampliação futura do plano. Uma das principais obrigações das prestadoras de serviço será a de implementar uma “Política de Segurança Cibernética” detalhada, que contenha normas e padrões, nacionais e internacionais, e referências de boas práticas. O pacote elaborado pelas empresas deverá incluir procedimentos e controles para identificação de vulnerabilidade de infraestruturas críticas e um mapeamento de riscos, bem como plano de resposta de incidentes. O regulamento entrará em vigor em 4 de janeiro de 2021, e as prestadoras terão um prazo de 180 dias para se adaptarem.
Câmara de Inovação realiza sua primeira reunião – Ocorreu na última semana a primeira reunião ordinária da Câmara de Inovação, instância criada pelo decreto nº 10.534, de 28 de outubro de 2020, para coordenar as diferentes políticas relacionadas à inovação no governo federal. A reunião contou com a presença de representantes de todos os ministérios participantes da Câmara: Ministério da Agricultura, Comunicações, Defesa, Desenvolvimento Regional, Economia, Educação, Minas e Energia, Relações Exteriores e Saúde. Na abertura, o presidente da Câmara, Carlos Gomes Monteiro, o assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, e o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, destacaram a importância da inovação para o desenvolvimento do país e a necessidade de uma melhor coordenação das políticas relacionadas ao tema, inclusive em resposta à demanda dos órgãos de controle.
Fonte: Foco Assessoria e Consultoria Ltda.
Já conferiu os conteúdos em nosso canal do Youtube?
Inscreva-se em nosso canal e ative o sininho para receber notificações dos novos conteúdos ACESSAR CANAL DO YOUTUBE
ASSOCIADOS assespro-SP receberam em seus e-mails informativos completo com principais noticias da semana. Destaques em Brasília. Quer receber mais informações? Faça parte do ecossistema da assespro-SP.
Sua startup ou empresa do setor de TIC, tem matriz ou filial no estado de São Paulo e ainda não é associada ao ecossistema da assespro-SP? ASSOCIE-SE!