Review assespro-SP para o setor de TIC – 11/12/20

MCTI designa membros para compor a Câmara de Inovação da Política Nacional de Inovação (PNI) 

– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) publicou Portaria, nesta segunda-feira (7), em que divulga a relação nominal dos representantes da Administração Pública na Câmara de Inovação da Política Nacional de Inovação (PNI). A PNI terá como função orientar, coordenar e articular as estratégias, os programas e as ações de fomento à inovação no setor produtivo, para estimular o aumento da produtividade e da competitividade das empresas e demais instituições que gerem inovação no país, e estabelecer mecanismos de cooperação com estados e municípios para promoção da inovação.

Digital BR classifica oito projetos de transformação digital no Nordeste

– O programa Digital BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) selecionou 8 (oito) projetos para a fase de implementação de piloto. O programa tem o objetivo de investir em projetos que promovam a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas no Nordeste, com investimentos totais de R$ 14 milhões. Os oito selecionados são: Digitaliza PMI, Petrolina Economia Digital e Pernambuco 4.0, de Pernambuco; RASTUM e Redes Obras Digitais, ambos do Ceará; Rede Sudoeste Inova, da Bahia; Transforma RN, do Rio Grande do Norte; e Construção Alagoas em Rede, de Alagoas (confira abaixo detalhes sobre cada um).

Carta Brasileira para Cidades Inteligentes busca promover a modernização dos municípios brasileiros

– Visando orientar os processos de digitalização e aplicação de novas tecnologias no Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apresentou, na terça-feira (7), a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O anúncio foi feito durante a Smart City Session 2020, evento global inteiramente on-line destinado a discutir as tendências sobre cidades inteligentes. O documento está sendo elaborado desde agosto de 2019, com participação integrada do Governo Federal, da sociedade civil, da academia e do setor privado. A carta busca servir de alicerce para que estados e municípios formulem políticas relativas à digitalização, seguindo as premissas da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (Pnud), universaliza o conceito nacional para o termo “cidades inteligentes” e disponibiliza uma estrutura para a indexação das diversas iniciativas brasileiras vinculadas ao tema.

MEC disciplina sobre a utilização integral de recursos educacionais digitais no Ensino Superior

– Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (8), a Portaria MEC nº1.038/2020, que, dentre outros, estabelece que as instituições de educação superior (IES) poderão utilizar os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação, ou outros meios convencionais, de forma complementar, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas (previstos no art. 2°) de forma integral, nos casos de: (i) suspensão das atividades letivas presenciais por determinação das autoridades locais; ou (ii) condições sanitárias locais que tragam riscos à segurança das atividades letivas presenciais.

Startups e PMEs têm de se unir para ter ganho de escala nas compras públicas

– A complexidade dos contratos e as diferenças de maturidade entre órgãos públicos favorece o uso de compras centralizadas na administração pública, além do componente fundamental do ganho de escala. Mas se esse movimento acaba por favorecer grandes fornecedores de TI, e a solução para uma maior presença de pequenas e médias empresas não pode vir a prejudicar esses predicados. “A Central de Compras não é contra pequena ou média empresa, muito pelo contrário. Não é contra startups. A gente precisa da startup, dessa alma de inovação. Mas a solução não pode ser não ter ganho de escala, não pode ser pagar mais caro, não pode ser não centralizar”, apontou a diretora da Central de Compras do Ministério da Economia, Lara Brainer, ao participar na segunda, 7/12, do 5×5 Tec Summit

 

Fonte: Foco Assessoria e Consultoria Ltda.

Já conferiu os conteúdos em nosso canal do Youtube?

Inscreva-se em nosso canal e ative o sininho para receber notificações dos novos conteúdos ACESSAR CANAL DO YOUTUBE

ASSOCIADOS assespro-SP receberam em seus e-mails informativos completo com principais noticias da semana. Destaques em Brasília. Quer receber mais informações? Faça parte do ecossistema da assespro-SP.

Sua startup ou empresa do setor de TIC, tem matriz ou filial no estado de São Paulo e ainda não é associada ao ecossistema da assespro-SP? ASSOCIE-SE!

Solicite nosso contato AQUI

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

a