Pensar em internet segura é um caminho desejável e lógico, que tem por premissa a importância social, política e econômica do espaço digital. A necessidade de garantir que a utilização da grande rede transpareça e gere efetiva segurança vai ao encontro do que se busca em um Estado democrático de direito. Grande parte da vida dos cidadãos, atualmente, do lazer ao profissional, ocorre no ambiente apoiado na web. Tecnologias como 5G, IoT, Inteligência Artificial, Metaverso, dentre outras, dependem da internet; e melhor que seja uma internet segura.
Não à toa se criou um dia próprio, 8 de fevereiro, para promover e comemorar o Dia da Internet Segura. Uma iniciativa que envolve mais de 200 países mobilizados a discutir formas de se garantir que o espaço digital conte com prerrogativas que garantam a não violação de direitos – estes que, sem dúvidas, se estendem ao meio digital. Segurança, portanto, também tem a ver com Governança da Internet. Desde os ecos das discussões da década de 90, envolvendo ativistas, professores e teóricos, como Perry Barlow, Frank EasterBrook, e Lawrance Lessig, até as atuais e efusivas colocações de Luciano Floridi sobre o fim da era softlaw, voltam-se a uma pauta comum: como alcançar a segurança da internet por meio de sua melhor governança, isto é, de sua regulação.
Fonte: It Forum
Confira conteúdo completo na integra: Dia da Internet Segura: do que se trata exatamente? | IT Forum
Conecte-se com a assespro-SP!
MEI, PME, empreendedores, startups, grandes empresas, órgãos públicos, polos tecnologicos, aceleradoras, ecossistemas de tecnologia e inovação, coworkings, todos que acreditam em um novo amanhã, um novo setor de TIC, no estado de SP, ainda + forte e inovador!
Sua organização ainda não faz parte do ecossistema da assespro-SP?
Sua startup ou empresa do setor de tecnologia, matriz ou filial (SP), presente e representada no principal centro econômico, industrial e tecnológico do Brasil.
ASSOCIE-SE! Solicite nosso contato AQUI